Lápis-lazúli é um cristal conhecido há mais de 6.500 anos, ele foi utilizado por diversos povos antigos na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, em Roma e na China.

O poder do cristal era utilizado para trazer sorte nas batalhas e para espantar espíritos malignos.

Faraós também usavam o lápis-lazúli como amuleto e ornamento para aumentar suas energias, e pulverizavam ele para o uso medicinal e cosmético. Os babilônios e os assírios consideravam esse cristal sagrado e o utilizavam para gravar suas histórias.

Para os romanos e os bizantinos, possuir esta pedra era sinal de realeza, autoridade e vitória.

No passado, o lápis-lazúli era uma das pedras mais caras, com valor próximo ao do ouro, já que diversas culturas o enxergavam como essência de uma força divina para trazer proteção.

Hoje, mais se sabe sobre os benefícios que o lápis-lazúli proporciona. E nós te contaremos tudo sobre esse belo e poderoso cristal.

escapulario_rose_lapis_lazuli
Origem, Aparência e Características

O nome “lápis”, do latim, significa pedra, e “lazúli” significa azul, então você já deve imaginar a cor desse cristal que também é chamado de lazulita. Seu azul é escuro e sua composição inclui principalmente os minerais lazurita, calcita, sodalita e pirita.

Muitas vezes, o seu azul escuro, combinado com seus pequenos pontos de pirita dourada, lembra um céu estrelado, o que torna essa pedra ainda mais encantadora.

O lápis-lazúli pode ser encontrado principalmente na Rússia e no Afeganistão. Muitos estudiosos do uso de cristais como terapia consideram o lápis-lazúli como um instrumento de progressão espiritual, formando uma ponte entre o mundo material e o plano espiritual.

Benefícios

Essa incrível pedra azul está ligada ao sexto chakra (frontal), também chamado de terceiro olho, estando associada, dessa forma, à inteligência e ao poder psíquico.

O lápis-lazúli pode ser usado não só como um objeto decorativo, mas também com vários propósitos terapêuticos. Vários são os benefícios trazidos por esse cristal, ele:

  • Impulsiona a autoconfiança e a aceitação;
  • Promove inspiração, amor e limpeza espiritual;
  • Beneficia o sistema respiratório;
  • Acalma dores de garganta e tosse;
  • Relaxa o sistema nervoso;
  • Atenua dores de cabeça e febre;
  • Influencia positivamente na intelectualidade;
  • Melhora a memória e a visão;
  • Ativa o bom humor e a comunicação;
  • Ajuda no controle da tireoide;
  • Auxilia no desenvolvimento da clarividência;
  • Melhora a energia do ambiente, afastando energias negativas.
Como Cuidar?

O lápis-lazúli é uma pedra muito delicada, então para realizar a sua limpeza, o mais recomendado é que se utilize água e sabão neutro ou até lenços úmidos. Você pode também limpá-lo em água corrente doce, como de cachoeiras e rios, mas não é aconselhável mantê-lo lá durante muito tempo.

Este cristal não deve ficar exposto ao sol, por causa dos raios UV, e nem em contato com água salgada. Para energizar o lápis-lazúli, você pode deixá-lo sob a luz do luar durante a noite.

O lápis-lazúli é um cristal incrível e com certeza vai te fazer muito bem no dia a dia. Já reservou seu lápis-lazúli? Escolha o seu preferido no nosso site!