Cristais são elementos minerais presentes na natureza, seres “vivos” em processo ascensional. Por conta dos seus campos eletromagnéticos de alta frequência, muitas pessoas programam os cristais para melhorar a energia seja pessoal, seja do ambiente. 

Os cristais em forma de decoração da casa ou até mesmo em acessórios para usar no corpo são tipos de amuletos que podem aliviar energias pesadas, acalmar os nervos e outros benefícios.

Os elementos também são usados e recomendados por profissionais em tratamentos diversos. Existem registros de técnicas medicinais orientais com uso de cristais de mais de 5 mil anos atrás.

A meditação, por exemplo, é um tipo de tratamento complementar para ansiedade e depressão. O uso de cristais durante o processo pode facilitar a prática e trazer mais clareza aos objetivos a serem atingidos. A Amazonita é muito boa para meditação por ajudar na concentração. Já a Ametista é bastante utilizada por diminuir a ansiedade.

Também podem ser usado no Reiki, terapia para canalizar e alinhar as funções vitais, equilibrando os campos mental e emocional. A presença de cristais durante o Reiki auxilia na canalização das energias. O uso dos elementos condizentes com os Chakras potencializa o processo que o terapeuta faz com as mãos.

Cristais estão, cada vez mais, aparecendo em processos de skin care. Alguns iluminadores a base de Topázio e peelings com quartzo estão aparecendo como exemplos de cristais nos cosméticos. Além disso, muitas pessoas estão fazendo massagens e até yoga facial com o uso de cristais ou face rollers. Os benefícios são físicos e energéticos, pois além de programar os cristais a liberarem as energias pretendidas, essa técnica estimula a circulação e a drenagem, diminuindo inchaços e retenção de líquidos.

O uso de cristais na sua rotina pode ser um processo de autoconhecimento. Você precisa entender sua energia e seus objetivos para poder usar melhor os cristais, direcionando a energia deles para alinhar tudo.

Por isso, é interessante ler sobre os cristais e seus benefícios. Dicas na internet, como sempre damos em nossas redes sociais e blog, são legais, mas caso você queira se dedicar ao estudo e se aprofundar mais no conhecimento de cristais, aqui estão alguns livros para saber mais sobre cristais:

 

  • A Bíblia dos Cristais, de Judy Hall

 

O best-seller é um dos mais indicados para quem quer aprender sobre cristais. Considerado uma referência no assunto e um guia indispensável. A autora, que tem mais de 40 anos de experiência na área, listou e descreveu todas as pedras mais importantes que são encontradas no mercado atualmente (que são mais de 200). Descreve seus formatos, cores e aplicações. Assim como os efeitos espirituais, mentais, emocionais e físicos de cada cristal. Conta com ilustrações para que você os conheça e identifique sem dificuldades. Também inclui conhecimento antigo e contemporâneo sobre as pedras descritas.

Caso você goste do formato do livro, a autora publicou os volumes 2 e 3 da bíblia. O volume 2 conta com a descrição de novos 200 cristais de cura. Conta com pedras de  vibrações mais elevadas, pedras recém descobertas da Groenlândia, as propriedades terapeutas e aplicações delas. O volume 3 continua na mesma proposta. Pore, descreve mais de 250 pedras recém descobertas.

 

 

  • O Poder dos cristais, de José Alberto Rosa

 

 

Apesar de ser um livro de 1988, continua atual. É um livro mais simples sobre o assunto, ideal e indispensável para quem está começando nessa jornada de conhecimento. Através dele, você conhece um pouco da história dos cristais, os métodos de limpeza, energização, ativação e programação. O próprio autor comenta que os cristais estão ligados ao canal intuitivo, mas é imprescindível o conhecimento teórico a respeito para manejá-los. No livro também se encontra métodos para diferenciar um cristal lapidado e um sintético.  

Dificilmente você o acha em livrarias, mais fácil buscar por ele em sebos.

 

 

  • O Guia Definitivo da Geometria Sagrada com cristais, de Judy Hall

 

Outro livro da autora best-seller. Pelos anos de experiência, ela é uma das maiores autoridades em cristais da atualidade. Seguindo o padrão com ilustrações, o guia é perfeito para iniciantes e praticantes experientes. O livro vai um pouco além de só conhecer os cristais. Ensina a partir das formas da geometria sagrada a aproveitar o poder dos cristais de acordo com os seus objetivos.

 

  • O Livro das Pedras, de Robert Simmons e Naisha Ahsian

 

Praticamente uma enciclopédia dos cristais. Ele explica as propriedades científicas dos minérios, as energias elementares, o que corresponde com cada Chakra. Também fala sobre quais pedras funcionam melhores juntas, seus usos para a auto cura e despertar espiritual. O interessante é que os autores falam sobre os efeitos do uso dos cristais, sendo benéficos ou não. É um pouco mais caro, mas é um guia bem completo.

 

Depois de uma dessas leituras, você já vai passar a ver os cristais de uma outra forma, com mais entendimento. Ao conhecê-los melhor, pode usar de forma útil, alinhando sua energia e seus objetivos.

Caso queira usá-los bem junto ao corpo em joias, a Terracota Elements tem peças lindas. Trabalhamos com diversas pedras e tipos de joia. Aproveite para dar uma olhada no nosso site.