Esmeraldas fazem parte da história do mundo. Algumas pedras tem cerca de 2,97 bilhões de anos. Desde a antiguidade, têm presença como pedras preciosas e desejadas. Diversas culturas almejavam ter essa pedra pelos mais variados motivos. O poder das Esmeraldas era querido para diversos cargos de poder.

 

Uma pedra que representa força, inspira e promove a paciência. Esmeraldas tem registros de milênios de anos, e geralmente sendo cobiçada e valorizada. Principalmente, por sua energia. Algumas sociedades usavam e ainda usam a pedra como auxiliadora em curas.

A pedra teve dois significados pelo seu nome. Na mitologia indiana, há relatos que a pedra se chamava  “marakata”. A palavra vem do sânscrito e significa “o verde que cresce nas coisas”. O nome que conhecemos teve origem de uma palavra antiga persa, mas vem do latim “smaragdus”, que significa “verde”. 

 

ESMERALDA NAS DIVERSAS CULTURAS

Há registros que mostram que as pedras já eram comercializadas na Babilônia cerca de 4000 a.C. A “rainha” do Egito, Cleópatra, tinha Esmeralda como sua joia favorita. Para ela, nas pedras reside a beleza e tinham capacidade de rejuvenescer a aparência. As minas que abasteciam a faraó ficavam no Alto Egito. Os egípcios acreditavam que Esmeraldas representava fertilidade e renascimento.

Já no ocidente, a referência mais antiga que se tem notícia das Esmeraldas é através de Aristóteles. O filósofo era extremamente fã da pedra e considerava que possuir uma podia ser benéfico em discursos e negócios. Segundo ele, elas acalmam, dão conforto, auxiliam na resolução de problemas e em vitórias. Para ele, era uma real preciosidade.    

 Contudo, os Incas e Astecas acreditavam que Esmeraldas eram pedras sagradas, e as honravam. A pedra está presente em algumas estátuas que a celebram. Na época, era chamada por eles de “Pedra da Terra”, e, assim como os egípcios, a associavam com fertilidade.

O imperador romano Nero, supostamente, utilizava gemas dela para observar as lutas de gladiadores. Ele achava que a cor o acalmava. Os romanos associavam Esmeraldas a deusa Vénus, deusa do amor.  A pedra seria uma espécie de amuleto contra infidelidade, e os casais de corações leais a teriam com uma cor mais vibrante. Também era relacionada à primavera e ao crescimento.

Na era medieval, tem relatos divididos sobre a Esmeralda. Cristãos a viam de forma negativa, a relacionando com Lúcifer. Ao mesmo tempo, a pedra compunha coroas da realeza. Mas era uma forma de manter as pessoas bem comportadas e sinceras. 

 

BENEFÍCIOS

Hoje, com todos os estudos e registros sobre a pedra, temos mais noção de seus benefícios. Esmeraldas são conhecidas como “pedras do amor bem sucedido”, mas têm poder em diversos aspectos. Podem ser consideradas como pedras de inspiração, infinita paciência, sabedoria.

A cor verde se relaciona com o quarto chakra, o cardíaco ou Anahata. Está na região central do corpo, no coração. As energias deste chakra estão concentradas em relações afetivas e no sangue.

Os benefícios da Esmeralda vem da sua vibração e grande integridade. Promove felicidade doméstica, lealdade, amor incondicional, parceria, amizade. Ela pode trazer o equilíbrio físico, emocional e mental. Estimula a cooperação quando usada por um grupo de pessoas, pois é capaz de possibilitar discernimento, e a verdade.

Além disso, acredita-se que a Esmeralda tenha poderes de regeneração e redescoberta. Isso resulta em uma ampliação da capacidade de aproveitar a vida plenamente. 

Acredita-se que a pedra também tem um poder de auxiliar em recuperações de doenças infecciosas. Seus propriedades se estendem a tratamentos de sinusites, reumatismos, diabetes, pulmões, coração, coluna vertebral, músculos, e até tumores malignos. Esmeraldas são propensas a desintoxicar fígados e melhorarem a visão. 

Por um lado mais espiritual, Esmeraldas elevam a consciência, estimula a busca pela sabedoria em planos mentais. É possível agregar a pedra em um trabalho de abertura de clarividência e combate a encantamentos ou trabalhos mágicos.

Indica-se o uso da pedra sobre o coração – por conta do chakra -, no braço direito, no dedo anelar ou mínimo. Algumas pessoas usam no pescoço por acreditarem que é capaz de prevenir epilepsia. Não é recomendado o uso constante da pedra por propiciar emoções negativas. Apesar de todos os seus benefícios, use-a pontualmente, durante algumas horas apenas.

EQUILÍBRIO

Uma pedra com tantos benefícios pode ser capaz de influenciar na sua energia. Por interagir diretamente com o chakra cardíaco, ela traz equilíbrio ao físico, mental e emocional. 

A Terracota Elements tem a nova coleção, Equilíbrio, que possui peças com Esmeralda. Uma forma de adequar, de forma estilosa, a pedra e toda a energia que ela tem. Os acessórios podem ser usados como amuletos.

Na coleção, existem colares com Esmeralda, para que você deixe a pedra próxima ao coração, como se indica usar. Ao mesmo tempo que esbanja elegância. Temos opções  de  brincos para combinar. 

Se ainda não conhece a coleção nova, visite nossa loja. Clique aqui e conheça Equilíbrio.

 

E aí, gostou do conteúdo? Escreva aqui nos comentários como você gosta de usar essa pedra preciosa.