Que tal encontrar inspiração nas pequenas coisas e levar isso para a vida? Inspire-se vivendo o agora e sentindo boas energias.

Viver nos dias de hoje pode ser muitas coisas, mas com certeza não é pacífico, estamos rodeados de informações e somos, o tempo todo, bombardeados por elas. Estamos sempre sendo chamados em nossos celulares, computadores, smartwatches e nos vários aparelhos que usamos durante o dia a dia para trabalho, lazer e outros afazeres.

 

Somos um só e mesmo assim temos que nos dividir entre diversas fontes de atenção e de informação, restando quase tempo nenhum para nos dedicarmos a outras tarefas ou para simplesmente “ser”. É engraçado, mas mesmo com tantos facilitadores para nossa vida (comparada há alguns anos atrás) parece que sobra cada vez menos tempo no fim do dia, nós estamos perdendo o contato com o simples ato de ser, de viver o momento, de olhar ao redor e de contemplar a beleza.

 

Isso pode ser um grande problema não só para nossa saúde mental, visto que estamos muito ansiosos e como os índices de depressão vêm crescendo na atualidade, mas também é muito ruim para nos inspirarmos e proporcionarmos momentos bons e felizes. Para te ajudar a se religar consigo mesmo e estabelecer um verdadeiro contato com o que há ao redor e com seu interior, traremos alguns pontos de mudança que podem ser, verdadeiramente, transformadores.

 

ABRA A MENTE PARA NOVAS OPORTUNIDADES

 

Você sente que está experimentando novos sentimentos e experiências? Se sua resposta é “não”, provavelmente sua mente já está desligada do agora, fechada para novas possibilidades e agindo de forma completamente passiva e mecânica, quase um “piloto automático”. Isso é bem ruim! É quase como um estado letárgico, onde a gente não consegue sentir nada de verdade, é algo que pode propiciar sentimentos depressivos e apáticos.

 

Se você sente que isso pode estar acontecendo com você, existem formas de lidar com este estado de espírito. O mais fácil e acessível é recorrer às artes ou a belas paisagens, você pode encontrar pela internet alguns destes conteúdos ou se possível pode ir a museus, teatros, galerias ou viajar. Tal contato tem o poder de abrir sua mente para novas possibilidades, por exemplo, você já olhou o pôr do Sol e todas as cores que ele proporciona?

 

De acordo com estudiosos, como Keith Sawyer ou Constatine Stanislaski, esse tipo de experiência contemplativa aumenta nossa percepção e criatividade. Você pode usar isso em quaisquer circunstâncias e pode genuinamente perceber a beleza que o cerca. Stanislaski diz em seu livro “Preparação do Ator”: “Como fazer para levar um homem desatento a observar o que a natureza e a vida tentam lhe mostrar? É preciso, primeiro, ensiná-lo a olhar e a ouvir o que é belo. É um hábito que eleva o espírito e faz nascer sentimentos que deixarão profundos vestígios na sua memória afetiva.”

REALIZE SESSÕES DE ESTÍMULO

 

Outra forma de potencializar a criatividade e imaginação é estabelecer pequenas sessões de estímulo, elas consistem em estimular processos criativos, nos quais possam ser feitos desenhos, murais, colagens com fotos e assim em diante. É importante criar momentos de reflexão sobre o resultado do trabalho, interpretá-los e tentar entender o que aquilo diz sobre você e seus sentimentos. Lembre-se que toda a sessão deve ser livre, sem julgamentos, você deve se sentir livre para dar asas a sua imaginação, livre de qualquer restrição ou imposição.

FAÇA MUDANÇAS NA SUA ROTINA

 

A rotina pode ser um dos principais motivos para entrarmos no “piloto automático”, neste estado mental em que agimos de forma automatizada, sem dar valor àquilo que nos rodeia, e para mudar este estado de espírito, a mudança da rotina pode ser muito bem-vinda! E não precisa ser nada drástico, como pedir demissão. A mudança pode ser um novo trajeto para o trabalho ou casa, mudando a música que escutamos no dia a dia, reorganizando espaços e decorações, fazendo algo que não se está acostumado, como ir em um parque depois do trabalho ou ler um livro “diferente”. Todas estas simples atitudes tem o poder de gerar grandes insights e proporcionar sensações e experiências diferentes.

ENCONTRE O QUE GERA ESPAÇO NA SUA MENTE

Além de usar as técnicas já mencionadas, é interessante criar um “espaço” em sua mente para gerar novas ideias e amplificar a inspiração e a criatividade. Para isso você precisará fazer uma jornada íntima para descobrir que lugares, objetos, situações, fazem com que sua mente relaxe da rotina diária e das preocupações e propicie o movimento criativo. Você pode aprender a meditar, por exemplo, ou diminuir o tempo que passa nos eletrônicos. É importante dizer também que existem muitos cristais que propiciam o surgimento deste espaço, cristais como a Amazonita que ajudam na concentração e na inspiração, despertando-nos para o mundo exterior e interior.

Você provavelmente já entrou no “piloto automático”, todos nós, alguma vez já entramos, é normal, o que só não deveria ser normal é nos mantermos de tal forma, isso pode ser muito prejudicial para nossa saúde mental. Felizmente, as pequenas mudanças e práticas descritas acima podem te ajudar a transformar sua vida e te fazer uma pessoa mais consciente, inspirada, feliz e criativa.