Lápis-lazúli é um cristal conhecido há mais de 6.500 anos, ele foi utilizado por diversos povos antigos na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, em Roma e na China.
O poder do cristal era utilizado para trazer sorte nas batalhas e para espantar espíritos malignos.
Faraós também usavam o lápis-lazúli como amuleto e ornamento para aumentar suas energias, e pulverizavam ele para o uso medicinal e cosmético. Os babilônios e os assírios consideravam esse cristal sagrado e o utilizavam para gravar suas histórias.
Para os romanos e os bizantinos, possuir esta pedra era sinal de realeza, autoridade e vitória.
No passado, o lápis-lazúli era uma das pedras mais caras, com valor próximo ao do ouro, já que diversas culturas o enxergavam como essência de uma força divina para trazer proteção.
Hoje, mais se sabe sobre os benefícios que o lápis-lazúli proporciona. E nós te contaremos tudo sobre esse belo e poderoso cristal.

Origem, Aparência e Características
O nome “lápis”, do latim, significa pedra, e “lazúli” significa azul, então você já deve imaginar a cor desse cristal que também é chamado de lazulita. Seu azul é escuro e sua composição inclui principalmente os minerais lazurita, calcita, sodalita e pirita.
Muitas vezes, o seu azul escuro, combinado com seus pequenos pontos de pirita dourada, lembra um céu estrelado, o que torna essa pedra ainda mais encantadora.
O lápis-lazúli pode ser encontrado principalmente na Rússia e no Afeganistão. Muitos estudiosos do uso de cristais como terapia consideram o lápis-lazúli como um instrumento de progressão espiritual, formando uma ponte entre o mundo material e o plano espiritual.

Benefícios
Essa incrível pedra azul está ligada ao sexto chakra (frontal), também chamado de terceiro olho, estando associada, dessa forma, à inteligência e ao poder psíquico.
O lápis-lazúli pode ser usado não só como um objeto decorativo, mas também com vários propósitos terapêuticos. Vários são os benefícios trazidos por esse cristal, ele:
- Impulsiona a autoconfiança e a aceitação;
- Promove inspiração, amor e limpeza espiritual;
- Beneficia o sistema respiratório;
- Acalma dores de garganta e tosse;
- Relaxa o sistema nervoso;
- Atenua dores de cabeça e febre;
- Influencia positivamente na intelectualidade;
- Melhora a memória e a visão;
- Ativa o bom humor e a comunicação;
- Ajuda no controle da tireoide;
- Auxilia no desenvolvimento da clarividência;
- Melhora a energia do ambiente, afastando energias negativas.
Como Cuidar?
O lápis-lazúli é uma pedra muito delicada, então para realizar a sua limpeza, o mais recomendado é que se utilize água e sabão neutro ou até lenços úmidos. Você pode também limpá-lo em água corrente doce, como de cachoeiras e rios, mas não é aconselhável mantê-lo lá durante muito tempo.
Este cristal não deve ficar exposto ao sol, por causa dos raios UV, e nem em contato com água salgada. Para energizar o lápis-lazúli, você pode deixá-lo sob a luz do luar durante a noite.
O lápis-lazúli é um cristal incrível e com certeza vai te fazer muito bem no dia a dia. Já reservou seu lápis-lazúli? Escolha o seu preferido no nosso site!